Ventilador de teto: como escolher e 12 melhores ideias decorativas

Precisa instalar um ventilador de teto, mas está com medo de comprometer a decoração? Então confira 12 ambientes decorados com ventiladores

Com a chegada do verão, o ventilador de teto é uma das opções mais indicadas para quem precisa refrescar o ambiente. Aliás, essa é uma ótima opção para quem não gosta ou não pode colocar ar-condicionado no ambiente.

Entretanto, o que muitas pessoas lembram quando pensam no ventilador de teto são modelos antiquados, mas não se preocupe! Você sabia que hoje em dia há modelos modernos e que até mesmo ajudam a valorizar a decoração do cômodo? Não? Então confira as dicas e se prepare para não passar calor!

Como escolher o melhor ventilador de teto?

Em primeiro lugar, para escolher o seu ventilador de teto é pensar no ambiente em que ele será colocado. Sala, quarto, cozinha? Isso faz toda a diferença porque cada modelo pode se encaixar melhor em um ambiente da casa.

Logo depois de saber o cômodo, é hora de pensar no tamanho. Se o quarto for muito pequeno, você precisa de um ventilador de teto que combine. Ou seja, não escolha um ventilador muito grande! Afinal de contas, a ideia não é ocupar todo o teto, combinado?

Além disso, vale pensar na funcionalidade também. Hoje em dia os modelos são bem modernos e você pode controlar eles de várias formas. A maioria já vem inclusive com um controle que facilita bastante o uso.

Pense também na iluminação dele, afinal, um ventilador de teto tem mil e uma utilidades. Avalie se precisa ser um modelo que permita mais de uma lâmpada, por exemplo, conforme a necessidade e o tamanho do ambiente.

Ademais, você também precisa pensar no design, não é mesmo? Não importa se você tem o gosto mais tradicional ou moderno, pois há muito modelos para agradar a todos. Não se esqueça também da cor, já que é uma peça que vai chamar bastante atenção!

Especificações técnicas

Vamos falar agora de forma mais técnica para não errar na escolha do seu ventilador de teto. Nesse sentido, uma das características que você precisa entender é sobre a vazão de ar do aparelho. Em outras palavras, isso significa dizer o quanto ele pode ventilar a cada segundo.

Para ajudar você, confira uma relação prática de tamanho do ambiente (m²) por necessidade de vazão em m³/s:

  • até 10m²: até 1,7m³/s;
  • até 25m²: entre 1,7 e 3 m³/s;
  • acima de 25m²: mais de 3m³/s.

Clique aqui para conferir a tabela de eficiência energética das melhores marcas de ventiladores de teto de acordo com o INMETRO. Afinal, a eficiência energética também é importante, principalmente para quem precisa economizar. Portanto, pergunte sempre nas lojas qual a eficiência do equipamento e procure por aqueles com nota A na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.

Além das dicas citadas anteriormente, outro ponto também deve ser considerado: o ruído. Você deve se lembrar, por exemplo, do quanto os modelos antigos eram bem barulhentos, não é verdade? A boa notícia é que hoje em dia isso mudou, mas faça sempre questão de experimentar na loja por alguns minutos.

12 melhores ideias decorativas com ventilador de teto

Nada melhor do que algumas inspirações para escolher o seu ventilador de teto! Por isso, confira ideias que podem funcionar para você também e já comece a se planejar.

1. Preto e dourado para combinar com o estilo industrial do ambiente

2. Ventilador de teto clássico e com design inovador

3. De madeira, retrô e com iluminação para valorizar ambientes clássicos

4. Projeto do escritório de arquitetura Quitete&Faria tem ventilador com lustre estilo marroquino na sala de estar

5. Dois em um: ventilador de teto e lustre para a sala

6. Teto rebaixado e com ventilador de teto

7. Ventilador de teto com pás transparentes para ambientes minimalistas

8. Com pás diferentes para um quarto de luxo

9. Ventilador de teto na cozinha. E por que não?

10. Decorativo e natural para complementar a decoração

sala de estar clean e bonita

Alibaba

11. Modelos decorativos também são excelentes para pergolados, varandas e áreas gourmet

12. Enquanto isso, os coloridos decoram muito bem quartos infantis e juvenis

Decorar com ventilador de teto é fácil, mas precisa de criatividade!

É claro que transformar o ventilador de teto em um item de decoração vai depender do seu orçamento, mas atualmente no mercado é possível encontrar modelos para todos os estilos, conforme você pode conferir.

Mas, não se esqueça de levar em consideração as especificações técnicas do ventilador, como vazão do ar e consumo de energia. Afinal de contas, de nada adianta investir em estética e não priorizar o conforto, bem como a sustentabilidade. Ademais, abuse da criatividade e aposte nessa tendência de decoração para o verão – e o ano todo! E por falar em verão, confira as melhores ideias para esconder o ar-condicionado.

 

Beijos e até breve,

Rô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato!