Iluminação para lavabo: dicas e ideias para iluminar

O menor ambiente da casa requer atenção especial. Portanto, confira 14 ideias de iluminação para lavabo para deixá-lo ainda mais aconchegante

A princípio, o termo lavabo está ligado a um recipiente com água para lavar as mãos. Por outro lado, na arquitetura, ele é um ambiente destinado à higiene pessoal dos moradores da casa e das visitas. Porém, diferentemente do banheiro, ele é composto apenas por bacia sanitária e pia, pois possui metragem bem menor e por isso, um bom projeto de iluminação para lavabo se faz necessário.

Além de oferecer conforto visual para quem o está utilizado, a iluminação para lavabo é capaz de transformar completamente o ambiente. Para isso, no entanto, o projeto luminotécnico deve estar alinhado com o estilo decorativo da casa.

Felizmente, hoje em dia vários acessórios podem contribuir para essa sintonia. Luminárias pendentes, arandelas, abajures, spots e até mesmo fitas de LED são apenas alguns exemplos de como é possível oferecer mais luminosidade ao seu lavabo. Gostou? Então confira a seguir 14 ideias de iluminação para lavabo para você iluminar o seu com muito bom gosto.

1. Uma cascata de pendentes no estilo industrial

Neste projeto de iluminação para lavabo a solução encontrada foi a utilização de pendentes aramados, no estilo industrial. Isso porque os fios alongados das peças aproximaram a luminosidade dos pontos principais do lavabo, tornando o ambiente acolhedor.

Ao fundo, a parede revestida por porcelanato que imita madeira e ao lado esquerdo um espelho rústico complementam a decoração.

2. Lavabo pequeno, moderno e bem iluminado

Já neste projeto, a simplicidade se une à elegância e ganha destaque com nicho iluminado, o que confere ao ambiente um toque mais intimista. A iluminação principal fica por conta dos spots abastecidos por luz LED branca, que oferecem mais luminosidade e conforto visual ao espaço.

3. Outra ideia de iluminação para lavabos, mas desta vez com pendentes diferentes

Sem dúvida uma das grandes vantagens dos pendentes é aproximar a iluminação dos pontos que precisam de luz. Por isso, geralmente são apostas para projetos que possuem pé direito alto, que dificultam a claridade do ambiente.

Entretanto, observe que mesmo em teto rebaixado com gesso usar pendentes é possível, correto e especialmente bonito. Destaque para as luminárias, que embora façam parte do estilo industrial, possuem desenhos diferentes.

4. Iluminação para lavabo com faixa de LED

A princípio, a fita de LED é uma placa condutora de energia que contém vários pontos de led em sua extensão. Geralmente elas são compradas a metro e são bem versáteis, pois podem ser aplicadas em vários lugares do lavabo, criando efeitos luminotécnicos incríveis.

No projeto a seguir, por exemplo, a fita de LED foi aplicada na parte de trás do espelho. Dessa forma, foi criada uma iluminação indireta e aconchegante no ambiente.

5. Mais uma ideia de iluminação para lavabo com fita de LED

Conforme pontuamos anteriormente, as fitas de LED são versáteis e se adaptam a qualquer projeto decorativo. Aliás, um belo exemplo disso vemos no lavabo a seguir, decorado com um espelho em formato diferenciado e destacado por iluminação indireta. Puro luxo!

6. Luminária pendente em um lavabo muito bem planejado

Além disso, vale destacar que você também precisa planejar muito bem a iluminação para lavabo, tanto sob o aspecto decorativo quanto o luminotécnico, como no projeto a seguir, em que os dois fatores estão harmonicamente combinados. Como resultado, temos um lavabo com tons de preto e cinza, e sem dúvida muito elegante.

7. Iluminação para lavabo com arandela

Diferentemente dos pendentes e das fitas de LED, as arandelas são luminárias que ficam fixadas nas paredes. Por isso, também criam o efeito de iluminação indireta e podem ainda servir para destacar outros objetos como quadros, por exemplo.

No projeto a seguir, assinado pela arquiteta Paola Ribeiro, o lavabo possui parede de tijolinho aparente, espelho retangular e arandelas rústicas.

8. Diferentes estilos complementam a decoração desse pequeno lavabo

O fato é que até mesmo a iluminação para lavabos depende da criatividade. Neste projeto, por exemplo, diferentes estilos decoram o ambiente, incluindo o urban jungle. Destaque para a arandela no estilo industrial.

9. Neste outro projeto, arandelas diferentes iluminam o ambiente

E já que estamos falando de iluminação para lavabos, cabe ainda ressaltar que o uso de arandelas não dispensa a iluminação principal, aquela que geralmente fica no teto. Afinal de contas, as arandelas possuem menor potencial de iluminação e por isso são usadas como acessórios complementares.

10. Mas, dependendo das arandelas, elas também podem dar um ar mais intimista ao lavabo

É o que você pode ver no projeto a seguir, assinado pela arquiteta Thaisa Bohrer. Na foto, a profissional ressalta a iluminação para lavabo proporcionada por duas arandelas super modernas, que projetam os feixes de luz para as paredes.

11. Mas, a iluminação para lavabo também pode ser aplicada ao espelho, no estilo camarim

Com marcenaria planejada, este pequeno lavabo tem luzes de camarim.

 

12. Ou então, pode ser feita através de um abajur

E quem disse que o bom e velho abajur também não pode iluminar um lavabo, hein? Pois é justamente essa ideia que o projeto a seguir busca desconstruir. Nele, um abajur pequeno, preto e discreto se confunde entre outros elementos, como no papel de parede listrado.

13. Ademais, os spots também são fundamentais na iluminação para lavabo

Mas, se você ainda está em busca de ideias para iluminar o seu lavabo, poderá ainda apostar nos spots de luz. A bem da verdade, spots são luminárias individuais ou em trilhos aplicadas no teto, capazes de deixar pequenos espaços bem iluminados e aconchegantes.

No projeto a seguir, spots embutidos no forro de gesso iluminam a bancada da pia.

14. Ainda com spots, mas de sobrepor

Contudo, se a sua casa não possui teto rebaixado em gesso, não fique triste, pois existe um modelo de spot para o seu lavabo: o de trilho.

Articulado, ele é ideal para direcionar a iluminação para um ponto específico do ambiente, já que diferentemente do modelo citado anteriormente, não permite ser distribuído pelo teto do lavabo. Contudo, ainda assim, deixa o ambiente charmoso e sofisticado. Espia só!

 

E você, já escolheu a iluminação para o seu lavabo? Então conta para a gente nos comentários qual foi a ideia escolhida!

Beijos e até breve,

Rô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato!