Canto alemão: o que é e como utilizá-lo em sua decoração

Elegante, funcional e atemporal, o canto alemão está em alta na decoração. Confira 10 ideias para adaptar o móvel em sua sala ou cozinha

Você pode até não estar associando o nome à pessoa, mas certamente você já o viu em algum restaurante ou lanchonete por aí. Afinal de contas, canto alemão nada mais é do um móvel de jantar composto por mesa, sofá ou banco de canto e cadeiras, a princípio muito utilizado em ambientes comerciais.

Seu tradicional formato em L otimiza espaços ao mesmo tempo em que decora os ambientes com muita sofisticação. Por isso, essa solução a cada dia que passa ganha mais espaço nas residências, principalmente nas novas construções, em que a metragem está cada vez menor.

Além disso, o canto alemão é multifuncional, ou seja, possui diversas funcionalidades. Isso porque além de se utilizado como mesa da sala de jantar, ele também pode servir como divisória de ambientes e em alguns casos, até mesmo como baú para guardar os utensílios de cozinha.

Gostou de conhecer algumas das muitas vantagens de ter o móvel em casa? Então não perca a seguir algumas ideias inspiradoras de decoração com canto alemão!

Dicas de decoração com canto alemão

Conforme você pode perceber, o canto alemão pode entregar funcionalidade e beleza. Aliás, você pode, inclusive, deixá-lo com a sua cara, aplicando sobre ele mantas e almofadas decorativas. Ou então, apostando em um projeto personalizado para o seu ambiente.

Quer aderir ao charme do móvel, mas não sabe como fazer? Então confira a seguir as melhores ideias de decoração com canto alemão para deixar a sua casa ainda mais receptiva!

1. Sala de jantar com canto alemão muito bem planejado

Sem dúvida alguma o canto alemão é a melhor solução para pequenos espaços. No projeto a seguir, por exemplo, uma sala de estar integrada com sala de jantar ganhou mais espaço com o móvel planejado para ocupar o canto das paredes com muita praticidade.

Além disso, o móvel combinou perfeitamente com a parede de tijolinho aparente e com o rack da sala, criando um efeito de prolongamento do ambiente. Mais conforto para a família e convidados.

2. Canto alemão com baú

Enquanto isso, esta solução você pode encontrar pronta nas melhores lojas de móveis físicas e online. Ele é ideal para salas pequenas, pois pode ser usado como baú para acomodar utensílios de cama ou de cozinha. Sobre o móvel, almofadas complementam a decoração.

3. Planejado e com gavetas

Assim como os baús, as gavetas são outras soluções que podem ser integradas ao canto alemão para deixar o móvel multifuncional. No projeto a seguir grandes gavetas dão sentindo à característica multifuncional do móvel.

4. Canto alemão com adega

E que tal um canto alemão para receber os familiares e amigos com muita sofisticação?

Neste projeto, o espaço útil do móvel foi aproveitado com uma adega, para facilitar o armazenamento das bebidas que serão servidas durante um jantar especial ou em uma noite de vinhos, por exemplo. Sobre a mesa, uma luminária pendente super estilosa complementa a decoração.

5. Reto, prolongado e com nichos

Sem dúvida alguma o canto alemão em L é o modelo da peça mais conhecido. Contudo, caso você tenha espaço de sobra em sua sala, também pode fazer uso do mobiliário sem comprometer a decoração.

Para isso, no entanto, aposte no canto alemão reto, do tipo que ocupa toda ou quase toda a parede. Além disso, investir em nichos na parte inferior do banco é uma ótima ideia para deixar o ambiente mais descontraído.

6. Cantinho do café com canto alemão

Ademais, você também pode colocar o papo em dia com seus amigos e familiares degustando um café fresquinho em um canto alemão. Não sabe como? Pois basta adotar a ideia do projeto a seguir, em que uma mesinha multifuncional dá vida a um pequeno cantinho do café decorado no estilo alemão.

7. Redondo. E por que não?

Semelhantemente ao canto alemão reto, também é possível aproveitar o espaço disponível da sala com um modelo arredondado. Para isso, no entanto, você dever investir na marcenaria planejada para que o móvel cumpra bem o seu objetivo, que é o de otimizar espaços tornando-os mais elegantes e funcionais.

8. Conforto acima de tudo

Conforme você já deve ter percebido, o canto alemão é um móvel que combina com todos os estilos decorativos. Além disso, pode ser de canto, reto, redondo ou até mesmo quem sabe assumir outros formatos.

No exemplo a seguir, o móvel, no formato reto, está alinhado harmonicamente à divisória que delimita o espaço entre cozinha e sala de jantar. Destaque para as almofadas acolchoadas.

9. Estilo e sensação de amplitude em uma única peça

Todavia, com este modelo, a sala de estar ganhou elegância e amplitude. Encostado em uma parede espelhada e com iluminação indireta na parte inferior, esse móvel passou de um simples canto destinado a refeições para a estrela da decoração. Um luxo!

10. Canto alemão simples e funcional

Por fim, a dica a seguir é para quem está com o orçamento apertado, mas mesmo assim deseja adotar o móvel como parte da decoração. Neste caso, uma mesinha simples e branca rodeada por bancos de madeira dão vida – e muito charme – ao espaço.

 

E você, o que achou das ideias acima? Qual delas é a sua preferida? Conta para a gente nos comentários!

Beijos e até a próxima,

Rô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato!