Urban jungle: saiba como decorar um apartamento pequeno com essa incrível tendência

Urban jungle: como decorar um apartamento pequeno com essa tendência

E quem disse que não é possível ter um jardim particular mesmo morando em apartamento? Graças à tendência decorativa urban jungle, ter ambientes mais frescos e com vida é uma possibilidade!

 

Que as plantas causam um impacto positivo na saúde todos já sabemos, mas na decoração elas também se tornam coringas. Seja no quarto, na sala na cozinha e no banheiro, é possível se inspirar para transformar qualquer ambiente graças à decoração com plantas. Neste artigo você confere um pouco mais dessa tendência.

 

O que é urban jungle?

 

Traduzindo para o português, urban jungle significa floresta urbana, ou ainda, selva urbana. Portanto, trata-se de uma tendência decorativa que tem como objetivo principal inserir o verde nas casas e apartamentos localizados em grandes cidades.

 

Mas não é só isso. Aproximar as pessoas da natureza também é uma forma de proporcionar bem-estar físico e mental. Para muitos, inclusive, o urban jungle também resgata o conceito de sustentabilidade, especialmente nos grandes centros urbanos.

 

Entretanto, engana-se quem pensa que para adotar esse estilo decorativo basta incluir plantas desordenadamente em cômodos. Afinal de contas, a ideia dessa tendência é justamente harmonizar a natureza com o design de interiores de forma que torne eles mais leves.

 

Quer saber como decorar com plantas? Confira 8 dicas super bacanas a seguir!

 

Urban jungle: como decorar um apartamento pequeno com essa tendência.


8 dicas de urban jungle para os seus ambientes

 

1. Aposte nos cactos e nas suculentas

 

Se você quer dar os primeiros passos no urban jungle, a minha dica é iniciar pelos cactos e suculentas. Isso porque eles demandam menos cuidados diários, o que é um ponto positivo em relação a outros tipos de plantas.

 

A partir deles você pode aprender mais sobre as plantas em geral e melhorar o seu conhecimento. Eles também se destacam porque são de vários tamanhos e formas, o que é ótimo na decoração.

 

Urban jungle: como decorar um apartamento pequeno com essa tendência

Studio Ms Design

 

 

2. Plantas suspensas

 

Para quem não possui muito espaço no chão ou em mesas pela casa, a possibilidade da decoração com plantas suspensas é muito bem-vinda. É uma forma de acrescentar vida ao ambiente inovando nos artifícios para isso.

 

E você pode ser criativo também na disposição das plantas, por exemplo. Algumas pessoas usam cordas para pendurá-las, enquanto outras preferem correntes, mas isso varia conforme o seu gosto.

 

Urban jungle: saiba como decorar um apartamento pequeno com essa incrível tendência - imagem 02

Home and Herbs

 

 

3. No urban jungle vale transformar vidro em vasos de plantas

 

Se a decoração com plantas também é sobre sustentabilidade, então essa dica de reaproveitamento dos vidros é ótima! Essa é uma forma de produzir menos lixo para o mundo e inclusive economizar, evitando que precise comprar sempre vasos novos.

 

Se você já tem o costume de cultivar plantas, vá guardando garrafas e potes de vidro em casa. Assim, quando uma planta nova chegar, você já terá espaço para ela.

 

Urban jungle: como decorar um apartamento pequeno com essa tendência

Appelzee

 

 

4. Dê nova função às prateleiras

 

Uma forma de ter plantas fora do chão é através das prateleiras na parede. Afinal, as plantas combinam com tudo que você colocar ao lado: fotografias, livros, souvenirs, entre outros.

 

O ideal é que essas prateleiras estejam próximas da luz, ou então que você opte por plantas de sombra. Contudo, em qualquer um dos casos é possível transformar a prateleira em algo muito mais vivo e natural.

 

Urban jungle: como decorar um apartamento pequeno com essa tendência

Liebwut

 

 

5. Leve as plantas para o banheiro

 

A vantagem do urban jungle é que as plantas têm o poder de deixar qualquer ambiente mais leve, incluindo o banheiro. Por isso, leve essa tendência decorativa para ele também.

 

No entanto, procure por plantas de sombra ou meia sombra, já que banheiros geralmente costumam receber pouca luz natural. Nesse caso, o dinheiro em penca, a espada de São Jorge, os cactos e suculentas, a violeta e o lírio da paz são excelentes espécies. Deixá-las próximo à janela irá manter a saúde das plantas, além de o ambiente muito mais bonito.

 

Urban jungle: saiba como decorar um apartamento pequeno com essa incrível tendência - imagem 05

MdeMulher

 

 

6. Urban jungle para integrar ambientes

 

Para quem possui uma varanda praticamente integrada à sala, as plantas permitem dar um ar de que o espaço é um só. Aproveite até mesmo para colocar um tapete ou grama sintética na sacada e aumentar o toque de natureza.

 

Assim, você transforma dois espaços em um só e pode criar um canto da sala com mais vida. Isso tudo sem contar que a varanda costuma ser ótima para plantas que exigem mais luz solar ao longo do dia.

 

Urban jungle: saiba como decorar um apartamento pequeno com essa incrível tendência - imagem 06

Minha Casa

 

 

7. Explore as folhagens

 

Outra dica valiosa para decorar com plantas é apostar nas folhagens. Além de criarem um visual bem exótico, elas costumam ter a coloração bem forte, o que é ótimo para dar mais vida ao ambiente.

 

Dessa forma, samambaias, dinheiro em penca e jiboia são ótimas opções. Utilize as flores para oferecer alguns pontos de destaque apenas.

 

Urban jungle: saiba como decorar um apartamento pequeno com essa incrível tendência - imagem 07

La Cotovie

 

 

8. Utilize os espaços livres das paredes!

 

Se você tem paredes livres e não quer preenchê-las com quadros, é hora de apostar no urban jungle. E não precisa obrigatoriamente usar toda a parede ou então espécies grandes de plantas: é possível fazer isso com um pouco de criatividade!

 

Urban jungle: saiba como decorar um apartamento pequeno com essa incrível tendência - imagem 08

Diy projects

 

O que achou do nosso post Urban jungle: como decorar um apartamento pequeno com essa tendência?

Certamente as dicas acima já mostram um pouco sobre como você pode dar os primeiros passos no urban jungle. O mais importante é ter criatividade na hora de explorar a decoração com plantas e entender os cuidados específicos para cada espécie.

 

E você, tem plantas em casa também? Que tal contar para a gente nos comentários quais espécies transformam o seu lar em um ambiente mais acolhedor? E não se esqueça: em caso de dúvidas, basta comentar que terei o maior prazer em ajudar, ok?

 

Beijos e até breve,

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato!