Decoração de inverno: 10 dicas para deixar a sua casa mais quentinha

Há quem diga que não gosta do inverno justamente porque o frio deixa as pessoas desmotivadas, sem vontade de sair. Então, se ficar em casa também é a sua escolha para os dias mais frios, trago boas notícias! Existem vários truques que podem deixar os cômodos mais aconchegantes, mesmo em baixas temperaturas. Confira a seguir 10 dicas de decoração de inverno super quentinhas!

10 dicas de decoração de inverno para deixar a sua casa mais quentinha

Não ter uma lareira ou boa incidência da luz solar em casa não é motivo para passar frio. Veja como deixar a sua casa quentinha durante o outono/inverno.

1. Use as mantas além do quarto

Se antes as mantas ficavam restritas aos quartos, elas ganham cada vez mais espaço na decoração de inverno. Agora, são peças que combinam com o sofá, cadeiras e poltronas pela casa toda!

As mantas de tricô em cores neutras, por exemplo, estão cada vez mais em alta dentro dessa tendência. Elas dão um clima quase europeu à casa, principalmente se você tem móveis de tons cinzas, pretos ou brancos.

E nada de deixá-las milimetricamente dobradas, viu? A dica nesse caso é para usar a manta estrategicamente largada. É um toque bem casual no canto do sofá, como se você tivesse jogado ela, mas sem parecer desorganizado.

 

2. Escolha tapetes confortáveis

Ao escolher um tapete para a decoração de inverno, não basta optar por qualquer um. Dê preferência aos modelos quentinhos e fofos, pois além de aquecerem os pés eles também são bonitos.

Se tiver crianças em casa, o ideal são cores mais escuras para evitar manchas. Porém, se puder, foque nos tons de cinza chumbo, pois combinam bastante com o frio. Mesmo que o seu cômodo seja pequeno, o tapete dá a ele um calor a mais.

 

3. Mantenha o cobertor na cama!

Se no verão queremos a cama livre, no inverno é ao contrário. Por isso, uma ótima decoração é o seu próprio cobertor, principalmente se for no estilo liso e combinando com as paredes.

Arrume a cama, estenda bem o cobertor e aproveite para dispor almofadas também. Esse conjunto já é o bastante para fazer da sua cama um verdadeiro item de decoração de inverno. Isso vale tanto para quartos adultos quanto infantis.

 

4. Aposte nas almofadas

Além das mantas, as almofadas também são muito bem-vindas no sofá e poltronas. Elas podem ser mais divertidas ou de cores sóbrias, mas o importante é optar por aquelas de tecidos quentes.

Você pode diferenciar nos formatos delas também. Não precisam ser todas quadradas ou redondas, por exemplo, já que um mix pode ser ótimo na decoração de inverno.

 

5. Espalhe algumas velas

Além de dar uma iluminação diferente ao cômodo, é claro que as velas também ajudam a deixar ele um pouco mais quente. O melhor de tudo é que hoje as velas são verdadeiros itens de decoração de inverno – ou até o ano inteiro.

Você pode colocar elas em um único canto próximo da cama ou sofá, mas também espalhar algumas em volta. Muitas pessoas gostam de velas em suportes na parede, o que também é uma opção para quem possui pouco espaço.

 

6. Priorize a entrada do sol

Que tal mover a sua cama para mais perto da janela que pega sol durante o inverno? Além de ser uma forma de mudar um pouco o ambiente, também garante mais aconchego!

É claro que você deve fazer isso somente se houver uma boa vedação na janela, para impedir o frio de passar. Faça o mesmo na sala com o sofá e cadeiras, por exemplo, assim terá um ótimo espaço durante o dia para relaxar sem passar frio!

 

7. Resgate o fogão a lenha!

Você sabia que o fogão a lenha voltou à moda? Na verdade, ele nunca saiu de alta nas regiões frias, e é realmente ótimo para o inverno, pois aquece o ambiente inteiro.

Felizmente, hoje em dia esse tipo de fogão possui um design bem variado e você pode aproveitar para dar um contraste à decoração de inverno. Será um toque de vida no campo em meio à vida moderna, transformando a sua casa!

 

8. Transforme as lenhas em decoração

Nada melhor do que uma lareira para aquecer a casa no frio, mas o que fazer com as lenhas? Muitas pessoas se incomodam com elas espalhadas e deixam inclusive na rua, o que também não é bom.

A alternativa é simples: transforme elas em decoração de inverno. Crie um suporte ao lado da lareira ou até mesmo compre algum baú pequeno próprio para guardá-las, por exemplo. Assim você não deixa nada desorganizado, tem elas sempre ao alcance e cria um clima rústico ao ambiente.

 

9. Invista em móveis de madeira

Você já reparou como a madeira é um material quente? Por isso, ter alguns móveis em madeira é uma boa alternativa na decoração de inverno, pois combinam beleza e temperatura agradável.

Você não precisa ter a casa inteira assim, não se preocupe! Mas, se for possível, invista em um item ou outro, seja uma cômoda, banco ou cama: cada detalhe importa.

 

10. Não se esqueça das plantas!

No verão elas são ótimas para arejar o cômodo, mas e no inverno? As plantas também são adequadas para o frio, principalmente aquelas com folhas mais escuras. Elas dão mais beleza ao espaço, mas também vida e aconchego, o que não pode falar na decoração de inverno!

 

 

 

Como você pode perceber, além de te proteger do frio, a decoração de inverno pode se tornar a grande atração da sua casa. Certamente você vai querer passar ainda mais tempo nela fugindo das baixas temperaturas!

Aproveite para contar nos comentários o que achou desse artigo e compartilhar suas experiências decorativas conosco.

Beijos e até a próxima,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato!