Cores para aliviar a ansiedade: conheça 5 que promovem tranquilidade e bem-estar

 

 

Olá, pessoal, hoje eu trago um tema polêmico, mas um tanto importante de ser debatido e combatido: a ansiedade. Afinal de contas, esse transtorno psicológico pode causar impactos negativos tanto na sua vida pessoal quanto na sua vida profissional. A boa notícia é que dá para aliviar a ansiedade com alguns truques decorativos bem simples.

Então, para te ajudar a se livrar desse mal, que segundo a OMS atinge cerca de 10% da população brasileira, criei esse post com dicas super legais para você aplicar em sua residência. Desse modo, tenho certeza de que a sua casa vai se tornar um local de muita paz e tranquilidade!

 

O que é ansiedade?

 

Antes de falar de decoração para aliviar a ansiedade, é preciso compreender do que se trata o problema.

Na realidade, a ansiedade é um transtorno psicológico que se manifesta de formas diferentes em cada indivíduo. No entanto, geralmente ele está associado a sentimentos de antecipação ou nervosismo, principalmente relacionados a situações que ainda não aconteceram.

Além disso, é característico da ansiedade o excesso de pensamentos, que causam confusão mental e dificuldade de concentração. Portanto, pessoas ansiosas costumam ser bastante agitadas e costumam enfrentar problemas para focar no trabalho, estudos ou em outras atividades.

Nesse cenário, fica evidente o quanto essa doença pode afetar o dia a dia de uma pessoa. Sendo assim, a procura por aliviar a ansiedade é legítima e deve ser constante, visando uma vida com mais qualidade.

Sintomas

 

Conforme eu mencionei anteriormente, os problemas relacionados ao transtorno de ansiedade se manifestam de forma diferente em cada pessoa. No entanto, alguns dos sintomas desse mal costumam ser bem comuns:

  • Insônia;
  • Falta de ar e respiração ofegante;
  • Dores no peito acompanhadas de palpitações;
  • Tensão muscular;
  • Enjoos ou dores abdominais frente a situações que causam nervosismo;
  • Fala rápida ou desorganizada;
  • Dificuldade de concentração;
  • Constante vontade de roer as unhas;
  • Tremores involuntários nas mãos.

 

Dicas de decoração para aliviar a ansiedade: 5 cores que promovem bem-estar

 

Até aqui, você já deve ter percebido o quanto aliviar a ansiedade é importante. Mas talvez você esteja se perguntando: o que a decoração da minha casa tem a ver com isso? O fato é que as cores têm influência direta sobre o comportamento humano. Em outras palavras, elas transmitem emoções que tanto podem contribuir para nos deixar mais agitados, quanto mais relaxados.

Para você compreender melhor, listei a seguir 5 cores que transmitem bem-estar. Além de aliviarem a ansiedade, elas ainda proporcionam ambientes lindos!

1. Azul

 

Em primeiro lugar, vale a pena dizer que azul lembra céu, mar. Portanto, é uma cor que transmite paz e tranquilidade, sentimentos fundamentais para quem precisa acalmar a mente. Além disso, é a cor ideal para quem precisa melhorar a qualidade do sono.

 

 

2. Lavanda

 

Já a cor lavanda está relacionada à espiritualidade e à paz interior. Portanto, é uma das preferidas de praticantes de atividades milenares como yoga e meditação. Ela é uma grande aliada para aliviar a ansiedade e o estresse provocado pelo dia a dia justamente por oferecer ao ambiente mais leveza e equilíbrio.

 

 

3. Amarelo

 

Enquanto isso, amarelo lembra o sol, calor, vitalidade e energia. É uma cor vibrante, capaz de afastar pensamentos negativos, bem como de estimular a criatividade. Por esse motivo, trazer o amarelo para a decoração é sempre uma ótima ideia.

Seja na cor das paredes, em um item decorativo ou em um móvel personalizado, o amarelo trará mais energia para o seu dia a dia e tornará todos na sua casa mais ativos.

A dica aqui é não abusar da cor, já que por si só ela proporciona grande destaque. Combine-a com cores neutras como branco e cinza, por exemplo.  Ouse combinando o amarelo com o azul e obtenha os benefícios de ambas as cores na sua decoração.

 

 

4. Verde

 

Semelhantemente à cor azul, o verde também está relacionado à natureza. Só que nesse caso, a cor lembra ar livre e vegetação. Ela representa esperança e alegria e transmite calma e conforto. Assim, é especialmente benéfica para o organismo, pois melhora a circulação sanguínea e alivia a tensão muscular.

 

 

5. Laranja

 

Entre todas as cores para aliviar a ansiedade, o laranja se destaca por trazer sentimentos puros e genuínos de felicidade. Cor forte e intensa, ajuda na tomada de decisão e resolução de conflitos emocionais.  Além disso, fortalece o sistema nervoso e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

 

 

Dicas bônus de decoração para quem quer se livrar da ansiedade de uma vez por todas

 

Além da aplicação das cores nos ambientes, quem deseja aliviar a ansiedade também deve ter outros cuidados na hora de decorar o lar. Isso porque algumas imagens ou formatos podem gerar desconfortos e até mesmo desencadear uma crise de ansiedade.

Por isso, listei aqui algumas dicas que você pode seguir na hora de organizar os ambientes da sua casa. Confira:

  • Evite estampas com cores muito contrastantes, pois elas geralmente deixam as pessoas mais agitadas;
  • Explore a luz natural nos seus ambientes;
  • Evite luzes coloridas ou que possuam padrões de mudança, pois elas são pouco relaxantes;
  • Cultivar plantas também é uma ótima maneira de aliviar a ansiedade;
  • Traga objetos que ofereçam boas lembranças para a sua decoração, como porta-retratos, quadros, presentes e lembranças de viagens.

Com essas dicas, tenho certeza de que a sua casa se tornará uma verdadeira terapia para aliviar a ansiedade. Gostou do post? Então continue acompanhando o blog da 4Style. Nele, você sempre encontrará ideias bacanas para deixar o seu lar do jeitinho que você sempre sonhou!

Beijos e até a próxima,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato!